(Livro) Feitiçaria: A Tradição Renovada de Doreen Valiente e Evan John Jones


    O livro "Feitiçaria: A Tradição Renovada" da autora Doreen Valiente* e do autor Evan John Jones foi publicado em 1992 pela Editora Bertrand Brasil no Brasil e não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro é dividido 4 capítulos e 1 apêndice e fala sobre vários aspetos da bruxaria:

"Este livro é uma avaliação da feitiçaria no nível estritamente pessoal e revela os antigos rituais e a filosofia desta Arte de tradição.
Como membros da Congregação de Robert Cochrane, os autores estudaram a fundo a feitiçaria moderna e pesquisaram suas raízes mais antigas. Optaram por apresentar as primeiras noções da Arte e a natureza dos rituais, para facilitar a análise da feitiçaria tradicional, transmitida de família para família desde os primórdios, em vez de se deter nas versões gardneriana e alexandrina.
Os autores fornecem informações reveladoras sobre iniciados e os juramentos dos covens, seus instrumentos de trabalho e paramentos, desde as estacas até o crânio, rituais para os grandes sabás, o contrato entre dois membros, ritos de purificação e marco real. Os antigos rituais são relembrados e revistos, e provam como a feitiçaria pode realmente ser uma fé."

    Nos dois primeiros capítulos temos sobre a fé dentro da bruxaria, o mito da Deusa e do Deus, sobre a estrutura de um coven (a Senhora, o Iniciado, o Iniciante, o Homem de Preto e o Invocador), o Juramento da Iniciação num coven, o Juramento do membro iniciado, o Juramento do ofício e o Juramento à Grande Senhora.
    Nos últimos dois capítulos temos os instrumentos mágicos pessoais (faca, cordão e estaca) e como os consagrar, os instrumentos mágicos do coven (taça, faca, estacas, vassoura, espada, caldeirão, crânio), o ritual de Purificação, o uso do crânio dentro dos rituais, como traçar um círculo mágico, como fazer a Consagração dos Bolos e do Vinho, os quatro Sabbats Maiores (Candelária, Véspera de Maio, Lammas, Véspera de Todos os Santos) e o ritual de Contrato entre duas pessoas dentro do coven.
    Por fim no apêndice é nos apresentado uma lista de árvores e madeiras sagradas.
  Infelizmente este livro encontra-se esgotado, contudo talvez possam encontrar em segunda mão através do Trade Stories ou Olx/Custo Justo em Portugal. No Brasil também se encontra esgotado e talvez possam comprar na Estante Virtual. Mesmo em inglês o livro encontra-se esgotado, existe à venda na Amazon mas a valores bastante elevados.

*Doreen Valiente morou em Brighton, Sussex. Foi esposa de um defensor da liberdade da guerra civil espanhola. De descendência inglesa, a sua família era originária da região de New Forest, de Hampshire, e de Cerne Abbas, Dorset, famosa pela sua colina com uma figura na forma de uma deusa gigante da fertilidade.
Foi uma bruxa praticante e crente nas suas convicções na Bruxaria, tendo sido iniciada em quatro fações diferentes da Antiga Religião na Grã-Bretanha.
É autora de Natural Magic, Witchcraft for Tomorrow, Where Witchcraft Lives, The Rebirth of Witchcraft e Witchcraft: A Tradition Renewed, com E. J. Jones. Também escreveu poesia e leu alguns dos seus trabalhos diante da bancada da Sociedade Poética, em Londres.
Doreen Valiente concedeu diversas entrevistas em televisão e em programas de rádio, discutindo a Bruxaria e o folclore, além de exibir alguns itens da sua coleção de objetos de Bruxaria.

Comentários

Mensagens populares