(Livro) A Bruxaria Hoje de Gerald Gardner

    O livro "Bruxaria Hoje" do autor Gerald Gardner* é publicado pela Editora Madras no Brasil, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente. Apesar de ser curtinho tem bastante informação sobre o tema:

"Nos dias de hoje é fácil nos depararmos com bruxas ou bruxos em vários locais, chegando a ser algo comum; mas, como sabemos, nem sempre isso foi assim. Os praticantes da antiga arte tinham de manter sob sigilo suas atividades, sob pena de pagarem com a vida pela sua indiscrição.
Perseguições, destruição e morte eram o quotidiano de quem seguia a Bruxaria.
Muito do que foi conquistado pela bruxaria nos dias atuais é devido a Gerald Gardner, que trouxe a público, de uma forma nunca antes feita, a antiga religião.
A Bruxaria Hoje foi, e ainda o é, um importante marco nesta conquista. Um livro que traz os rituais como concebidos por Gardner, com base nas mais diversas fontes.
Um livro que faz parte da história da bruxaria de ontem, de hoje e, com certeza, do amanhã."

    Nos 5 primeiros capítulos temos assuntos como a origem da bruxaria, faz menção a alguns livros sobre bruxaria escritos antes deste, quais são as crenças das bruxas, sobre algumas práticas mágicas feitas por bruxas e o Povo Miúdo da Ilha de Man.
    Nos próximos 5 capítulos temos sobre a ligação dos Cavaleiros Templários com a bruxaria, a ligação das bruxas com o Vodu e os Antigos Mistérios, origem da magia africana, a bruxaria irlandesa e o que são as bruxas realmente.
    Por fim, nos últimos 3 capítulos, encontramos assuntos sobre magia cabalista, as bruxas modernas (lembrando que o livro foi escrito originalmente em 1954), os festivais das bruxas (os Sabbats), o Deus Cornudo, sobre como o sacrifício de sangue não é necessário, as ferramentas mágicas e as marcas das bruxas.
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Zéfiro aqui ou na Livraria Senda aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Madras aqui.

*Gerald Brosseau Gardner nasceu em Blundellands, Inglaterra, em 13 de junho de 1884. Por sofrer de asma desde pequeno, foi autorizado por seus pais a viajar com sua enfermeira, Josephine, pela Europa durante o inverno, onde conseguiu seu primeiro emprego, em uma plantação de chá.
Anos depois, partiu para o Oriente, onde se dedicou a conhecer os antigos e suas crenças espirituais. Trabalhou em Bornéu e na Malásia Durante três anos, foi contratado pelo governo britânico no extremo Oriente para trabalhar como oficial de alfândega, inspetor em plantações de borracha e em estabelecimentos de ópio. Com a borracha, ele ganhou bastante dinheiro, podendo assim investir no seu passatempo: a Arqueologia.
Em 1927, Gardner casou-se com uma inglesa, Donna, e finalmente retornou à Inglaterra, onde conheceu pessoas que o introduziram na Bruxaria. Em New Forest, participou de um grupo oculto de maçons, a Sociedade de Crotona, com a qual aprendeu parte de seu conhecimento.
Editou seu último livro em 1959 e faleceu na manhã de 12 de fevereiro de 1964. Entre suas obras consagradas, estão: A Bruxaria Hoje e O Significado da Bruxaria, ambas publicadas em língua portuguesa pela Madras Editora.

Comentários

Mensagens populares