(Livro) As Feiticeiras de Jules Michelet


    O livro "As Feiticeiras" do autor Jules Michelet* é publicado em 2003 pela Editora Pergaminho em Portugal.
    O livro é bastante curtinho e  está dividido em 12 capítulos e ele tem continuação (na versão original francesa e na inglesa ele é apenas 1 volume) que se chama "O Castigo das Feiticeiras. Publicado originalmente em 1862, foi considerado pela Encyclopaedia Britannica como "a obra mais importante alguma vez escrita sobre superstições medievais".

" Diz-se que aquando da vitória do Cristianismo se ouviu uma voz ao longo da margem do mar Egeu que proclamava: “O grande Pã morreu.” Mas mesmo com a expansão do Cristianismo e o seu progressivo domínio de toda a Europa, o paganismo nunca morreu totalmente. As práticas pagãs que o povo mantém secretamente são mal toleradas e observadas com suspeita pela Igreja. Rapidamente se associam estas práticas, e todo o culto da natureza a elas subjacentes, ao culto do demónio".

    Sendo assim neste livro temos sobre o declínio dos Deuses Pagãos e o aumento da popularidade do Cristianismo durante a Idade Média, o começo da associação das mulheres com o Satanás, como elas eram as "Feiticeiras", o crescimento do poder da Inquisição, como supostamente ocorria o pacto entre as mulheres e o demónio, a associação das doenças a Satanás, os Sabats e a Missa Negra.
    Apesar de ser publicado por uma editora portuguesa, o livro neste momento, encontra-se esgotado pelo que podem comprar em segunda mão na Trade Stories aqui ou Olx/ Custo Justo. Se preferirem podem comprar a versão inglesa através da Amazon aqui, ou a versão francesa na Fnac aqui.

*Historiador francês nascido em Paris, considerado um dos maiores historiadores de todos os tempos, conhecido como o primeiro historiador a afirmar que não eram as grandes personalidades e sim as massas os principais agentes das mudanças sociais, originando os ideais da revolução francesa. Segundo o escritor francês Victor Hugo, ele foi o decifrador das grandes esfinges da História.

Comentários