(Livro) Religiões Antigas de Portugal de José Manuel Garcia


O livro "Religiões Antigas de Portugal" do autor José Manuel Garcia foi originalmente publicado em 1991 pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda e teve 1500 exemplares impressos.
Tal como o livro "As Religiões da Lusitânia de J. Leite de Vasconcelos: Contribuições para o seu estudo - Alguns comentários e índices gerais", este livro, é um complemento aos 3 volumes de "Religiões da Lusitânia" do autor José Leite de Vasconcelos.
Aqui, José Manuel Garcia, divide o livro em três partes:
A primeira referente aos deuses da Lusitânia e à hierologia lusitânica, onde são analisados alguns artefactos e os deuses aí mencionados. Esta parte é um conjunto de trabalhos escritos por José Leite de Vasconcelos, alguns deles escritos em francês. 
A segunda parte é um acompanhamento crítico da leitura dos três volumes das Religiões da Lusitânia, onde José Manuel Garcia pretende corrigir e/ou atualizar certos pontos de vista de estudos mais atuais (lembrando que o livro foi publicado na década de 90) sobre os assuntos descritos nos livros de J. Leite de Vasconcelos. Cada crítica refere a página onde encontrar o texto original e em que volume. Tem, ainda, documentação complementares, com ilustrações, mapas e tabelas, fotografias.
A terceira parte é referente às Fontes Epigráficas, onde temos uma recolha de todas as inscrições romanas com carácter religioso (excepto as funerárias) encontradas em Portugal, onde o autor teve em conta todas as peças cujo textos Epigráficos foram consagrados a divindades ou ao culto imperial. Estão divididas por: "Divindades Indígenas", "Divindades Romanas com Epítetos Indígenas", "Divindades Romanas", "Divindades Orientais e Africanas", "Várias Divindades", "Culto Imperial", "Teónimos Contidos em Siglas ou Referidos de Forma Vaga", "Teónimos Omissos", "Inscrições Fragmentadas onde a Identificação das Consagrações é muito Problemática" e "Inscrições muito Incompletas".

O livro encontra-se esgotado pelo que apenas o conseguem adquirir em segunda mão. Talvez o possam encontrar no Olx, no Custo Justo ou em alfarrabistas. 

Links:

Comentários

Mensagens populares