(Almanaque Pagão) Mangrágora 2009


O Almanaque Pagão Mandrágora de 2009 é dedicado aos "Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia" foi  coordenado pelo autor Gilberto de Lascariz e teve 8 colaboradores (Alexandre Gabriel, André Henriques, Carlos Cunha, Fátima Branquinho, João Pais, Melusine de Matos, Sofia Vaz Ribeiro e Valquíria Valhalladur) foi publicado pela Editora Zéfiro em Portugal. 
O almanaque está dividido em 6 partes e fala sobre 4 Deuses Lusitanos, 4 ervas mágicas e as festividades pagãs durante o Inverno, a Primavera, o Verão e o Outono, etc. E apesar de ser de 2009 pode ser lido, hoje em dia, facilmente como um livro e vale bastante a pena pelos temas abordados:

"Desde os calendários megalíticos aos almanaques sumérios, gregos e egípcios, que o Tempo era o mediador das fainas terrestres da vida agrária e pastoril e das fainas mágico-religiosas da vida da alma. A função deste almanaque é de restaurar através do rito e de uma nova consciência essa época arcaica em que homens, plantas, animais e deuses conviviam em harmonia.
Este é um calendário para viver o ano de uma forma artística, poética e mágica
Trata-se de viver o ano não só com o corpo mas também com a alma. Por isso, era necessária uma nova linguagem e uma nova filosofia de almanaque. Aqui descobrirá não apenas como celebrar as festividades sazonais do ano pagão, mas também roteiros mágicos para a sua vivência mística, um calendário detalhado dos dias festivos pagãos ao longo dos 12 meses, bem como muitos outros assuntos e saberes tradicionais."

Na primeira parte temos sobre a influência da Lua, as 13 luas cheias do ano, as horas mágicas e planetárias, um roteiro de peregrinação pagã com 36 locais a visitar e  as 16 solenidades pagãs cristianizadas. 
Nas próximas 4 partes temos, divididos por estações, os mistérios das constelações de cada estação, os Sabbats correspondentes (Inverno: Yule e Imbolg, Primavera:Ostara e Bealtaine, Verão: Litha e Lughnasadh  e Outono: Mabon e Samhain), as árvores (bétula, freixo, carvalho e espinheiro-alvar) e animais (javali, cavalo, veado e o corvo), receitas para Imbolg, Bealtaine, Lughnasadh e Samhain. Temos, ainda, sobre quatro Deuses Lusitanos (Nemeteus, Bormanicus, Turiacus e Durbedicus), sobre 4 ervas mágicas (mandrágora, estramónio, beladona e amanita muscaria), sobre o Túmulo de Martins Sarmento e os calendários agrícolas do Inverno, do Verão, da Primavera e do Outono. 
Por fim, na última parte, temos um calendário de festividades pagãs para 2009,as chuvas de meteoros e ferro cósmicos que ocorreram nesse ano, eclipses, ciclos e eras cronológicas para 2009 e os feriados desse ano. 
Apesar de se encontrar esgotado, podem acompanhar no site da Zéfiro e no caso de colocarem algum exemplar à venda podem comprar aqui

Podem usar o nosso código promocional CLAREIRA10 para terem acesso a 10% de descontos nas vossas encomendas no site da editora Zéfiro. Podem acumular este desconto com descontos que estejam em vigor no site.

Comentários

Mensagens populares