(Livro) A Deusa das Bruxas de Janet e Stewart Farrar


    O livro "A Deusa das Bruxas" dos autores Janet e Stewart Farrar* é publicado pela Editora Alfabeto no Brasil, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro está dividido em 3 partes, a primeira sobre quem é a Deusa, a segunda parte como invocar 13 Deusas e a terceira parte com uma lista com mais de 10000 Deusas com uma breve explicação sobre cada uma delas, como podem verificar pela sinopse:

"Continuando a Trilogia mais importante da Wicca, ao lado de A Bíblia das Bruxas e O Deus das Bruxas, este livro é um respeitável trabalho do Farrars que não pode faltar na estante de todos os praticantes da Bruxaria Moderna.
Dividido em três partes, a primeira abrange uma miríade de faces da Deusa, incluindo sua presença ao longo da História do Mundo, seu simbolismo como Senhora da Terra e da Lua e como os arquétipos do Sagrado Feminino atuam em nossa psique. A segunda parte traz as invocações e rituais de Deusas de muitas culturas. E a terceira e última parte traz uma ampla lista alfabética com mais de 1.000 Deusas diferentes, além de um breve histórico sobre cada uma delas e suas principais correspondências. A obra fornece uma profunda exploração da Deusa em seus muitos aspectos, numa época em que a cultura ocidental começa a despertar para a influência do Divino Feminino, tanto individual quanto coletivamente.
Ricamente ilustrado com fotos, desenhos e símbolos, A Deusa das Bruxas aborda como celebrar a energia transformadora do Princípio Feminino da Divindade."

    Na primeira parte encontramos assuntos como a Deusa ao longo da História, a Mãe Terra, as duas faces da Deusa (A face clara e a face escura), sobre o ser primordial e a menstruação e a sua ligação à Deusa, a Deusa Tríplice (a donzela, a mãe e a anciã), a ligação entre a Lua e a Deusa, temos como o patriarcado/ cristianismo diminui o papel das Deusas e lhes conferiu um papel de subordinação, a ligação da  Deusa com a psicologia, como a mulher é uma Deusa, a Deusa nos dias de hoje (1987), sobre o Graal e por fim temos 13 receitas de perfumes/óleos/incensos (Perfume da Sacerdotisa da Lua, Colônia do Sacerdote da Lua, Perfume Mãe Terra, Perfume de Ísis, Perfume da Deusa Solar, Óleo para a Lua Negra, Óleo para os ritos de Ísis, Incenso de Kali, Incenso de Morrigan, Óleo e incenso de Athena, Saquinhos de banho de preparação ritual, Incenso de Diana da Lua e Incenso de Aine de Knockaine) e 5 receitas de comida (Bolos de mel de Diana, Bolos de Deméter, Bolos de Afrodite, Pãezinhos Sally Lunns e Bolos de Brigit).
    Na segunda parte encontramos assuntos como invocar 13 Deusas (Deméter e Perséfone, Brigit, Ishtar, Afrodite, Hécate, Lilith e Eva, Epona, Maat, Arianrhod, Aradia, e Ísis), onde temos o mito de cada Deusa e um ritual com a invocação.
    Por fim, na terceira parte, encontramos uma lista com mais de 1000 Deusas, onde tem o nome e uma breve explicação sobre elas, encontramos Deusas como Sarama, Tootega, Lalita, Morrigan, Dríades, Maria Madalena, Cardea, Ceres, Aru, Ratri, Sekhmet, Vesta, Morgana, Axo-Mama, Strenia e Oxum.
    E temos ainda um apêndice que explica como traçar e destraçar um círculo mágico com invocações dos Deuses e dos Senhores das Torres de Observação.
    Ao longo do livro vamos encontrando várias imagens/fotografias de algumas das Deusas cultuadas e da própria autora representando algumas Deusas.
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Livraria Senda aqui ou na Editora Zéfiro aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Alfabeto aqui. Esta edição é de capa normal, contudo existe a edição de capa dura.

*Janet Owen, mais conhecida como Janet Farrar (24 de junho de 1950) é uma professora britânica e escritora de livros sobre Neopaganismo e Wicca. Escreveu importantes livros sobre os dois temas ao lado dos seus dois maridos, Stewart Farrar e Gavin Bone. De acordo com George Knowles, "cerca de setenta e cinco por cento da Wicca, tanto na República quanto Irlanda do Norte, podem traçar as suas raízes de volta aos Farrars".

Stewart Farrar (28 de Junho de 1916 – 7 de Fevereiro de 2000) era um autor inglês sobre Wicca Alexandrina. Junto com a sua mulher, Janet Farrar, ele foi um pagão influente, autor e professor. Jornalista, escritor, e veterano da 2ª Grande Guerra, Farrar também publicou vários trabalhos de ficção, incluindo novelas de suspense, sendo que a maioria envolvia temas sobre ocultismo.

Comentários

Mensagens populares