(Mito) Rei Azevinho e Rei Carvalho


    Para os celtas o ano era dividido em duas partes: o ano escuro (Inverno) governado pelo Rei Azevinho e o ano claro (Verão) governado pelo Rei Carvalho.

    "A história mais contada na época do Inverno era a batalha dos irmãos gémeos Rei Carvalho e o Rei Azevinho, a vitória da luz sob as trevas, também conhecida por Mito do Veado e do Lobo. 
    Nos seis primeiros meses do ano, é o Rei Carvalho (Luz) que governa e temos dias claros e longos, com o sol intenso. A figura do Rei Carvalho é representada por um jovem forte, audacioso, corajoso que caça a Deusa pelas florestas. 
    A cada novo dia o sol torna-se mais forte, até ao Litha que é quando ele se apresenta cansado, as suas forças já não são as mesmas e trava a batalha com o seu irmão, o Rei Azevinho (escuridão), que consome o que resta das suas forças. O Rei Carvalho é vencido, sendo o trono ocupado pelo Rei Azevinho. 
    O Rei Azevinho é representado com um ancião, sábio e bondoso, que traz o Inverno do Norte, usa peles de animais e uma coroa de azevinho. O Rei Azevinho traz a morte e a vida, o filho Sol nasce no Solstício de Inverno, quando o Rei Azevinho(trevas) perde o trono para o seu irmão, o Rei Carvalho (luz)." - Witch Clubhouse (2010).

    Como podemos verificar pelo mito do Rei Azevinho e do Rei Carvalho, a batalha travada pelos dois é uma metáfora para as mudanças de estação ocorridas ao longo do ano.
    E pelas imagens podemos comparar o Rei Azevinho com o Pai Natal pois ambos usam o símbolo do azevinho, ambos são anciãos e ambos são associados ao Inverno.

Comentários

Mensagens populares