(Livro) Origens Mágicas da Wicca de Sorita d'Este e David Rankine



    O livro "Origens Mágicas da Wicca" da autora Sorita d'Este e do autor David Rankine é publicado pela Editora Alfabeto no Brasil, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente.
    O livro está dividido em 21 capítulos e 5 apêndices, onde os autores nos explicam as origens de vários assuntos abordados nos dias de hoje na religião Wicca:

"Rituais de Iniciação, Círculos Mágicos, Instrumentos Rituais, Invocação dos Guardiões das Torres de Observação, Puxar a Lua para Baixo e o Grande Rito, são alguns dos muitos propósitos de apresentação deste livro. Fruto de um debate intenso entre praticantes e estudiosos, nesta obra, os autores exploram a história, as práticas e as crenças da Wicca – e suas ligações com o Paganismo, a Feitiçaria, as tradições folclóricas britânicas e a Magia Cerimonial. Com um olhar que vai além da personalidade de cada pessoa, a obra se concentra naquilo que considera estar no âmago da Tradição: as suas práticas, que têm raízes que remontam, em alguns casos, há milhares de anos, com antecedentes muitas vezes surpreendentes. As origens do Livro das Sombras, da Rede Wiccaniana ou da Carga da Deusa também são analisadas neste trabalho inovador."

    Nos primeiros 10 capítulos temos como surgiu a religião Wicca, abordando Gerald Gardner, Charles Leland, Margaret Murray, Alesister Crowley e Dion Fortune por exemplo, temos a origem dos termos "Wicca" e "Arte", onde surgiu o uso do Livro das Sombras, sobre as 3 Cerimónias de Iniciação, os Mistérios da Wicca e o nome mágico, temos a explicação sobre o Dogma da Arte: "Faça o que desejar", o porquê da nudez ritual, sobre o uso do athame e a sua simbologia, sobre onde e como surgiu o uso do círculo mágico, sobre quem são os Guardiões das Torres de Observação e sobre a origem do ritual de Puxar a Lua para Baixo.
    Nos últimos 10 capítulos temos sobre a origem e análise textual da Carga da Deusa, como surgiu a Cerimónia de Bolos e Vinho e o Grande Rito Simbólico, sobre os cânticos "Runa das Bruxas" o "Carvalho, Freixo e Espinheiro" e a "Runa da Cura", temos sobre a origem da palavra Sabbat e as suas comemorações e sobre o símbolo do pentagrama. Temos ainda uma análise sobre o deus Cernunnos, sobre os quatro elementos, o alfabeto Tebano e os Grimórios mais importantes de Magia.
    Por fim, temos as conclusões que os autores tiram da possível origem da Wicca e temos 5 apêndices com a explicação da utilização da palavra Mágica e Mágicka, sobre a filosofia mágicka, a explicação da frase "Perfeito Amor e Perfeita Confiança", sobre os círculos mágicos de Alex Sanders e a explicação da frase "Que Assim Seja!".
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Livraria Senda aqui ou na Editora Zéfiro aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Alfabeto aqui.

Comentários

Mensagens populares