(Livro) Mamamélis: Um Guia de Ginecologia Natural de Rina Nissim

 

    O livro "Mamamélis: Um Guia de Ginecologia Natural" da autora Rina Nissim é publicado pela  Editora Rosa dos Tempos no Brasil, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente, mas conseguem comprar em Portugal.
    O livro está dividido em 18 capítulos sendo que cada capítulo é dividido em vários subcapítulos. Este livro vai se aprofundar no tratamento de várias doenças ginecológicas com o uso das ervas.
    Logo de inicio temos uma introdução onde a autora explica como usar este guia e fala um pouco sobre o ciclo menstrual, os nomes das plantas em Português e em Latim.
    Em cada capítulo a autora irá falar de uma doença/ disfunção ginecológia e apresenta várias ervas para se usar: como a cemicífuga, artemísia, alho, cavalinha, caulophyllum. 
    Para além das ervas a autora descreve os tratamentos que os médicos sugerem, as alternativas naturais e conselhos alimentares. Quando descreve as ervas a autora coloca as partes usáveis da planta, as propriedades, as indicações, contra-indicações, atenções que se deve ter, e as quantidades usadas para fazer chá ou tinturas-mãe.
    Os primeiros 4 capítulos sobre as doenças vão nos falar dos sintomas desconfortantes antes da menstruação e na ovulação, sobre a menstruação dolorosa (dismenorréia), sobre a menstruação irregular e sobre a menopausa.
    Depois, nos próximos 4 capítulos, temos sobre Amenorréias, Vulvites e Vaginites (alguns exemplos: tricomonas, clamídia, herpes, vaginites crônicas e gardnerella), sobre Colpites e Ectopias e sobre Corrimentos e Coceiras Vaginais fora do quadro infeccioso.
    Em seguida, nos próximos 4 capítulos, temos sobre Cistos de Bartholin e Bartholinite, Endometrite e Anexite, sobre Cistites e sobre Endometriose.
    Por fim, nos próximos 4 capítulos, temos sobre Tumores Benignos (alguns exemplos: quisto no seio, quisto no ovário e fibroma uterino, sobre Cancro (alguns exemplos: cancro do útero e cancro da mama), temos ainda sobre AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e sobre a Alimentação.
    No fim do livro a autora acrescentou ainda 3 anexos sobre a utilização dos óleos essenciais e das tinturas-mães, sobre a utilização dos Oligoelementos e algumas definições de palavras mais técnicas que a autora tenha usado.
    Ao longo do livro pode-se encontrar desenhos de algumas ervas referidas nos tratamentos.
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Fnac aqui ou na Livraria Espiral aqui. No Brasil podem encontrar á venda na Estante Virtual aqui. Infelizmente não há versão em ebook. Para quem não se importa de ler em Francês a Wook tem a venda aqui.

Comentários

Mensagens populares