(Livro) Enciclopédia da Bruxaria de Doreen Valiente


    O livro "Enciclopédia da Bruxaria" da autora Doreen Valiente* é publicado pela Editora Madras no Brasil, não existe nenhuma edição de Portugal infelizmente. Como o próprio nome diz é uma enciclopédia com vários temas relacionados á Bruxaria:

"Este é um livro de Bruxaria escrito por uma bruxa praticante. Trata-se de uma enciclopédia completa a ser usada pelos estudiosos deste assunto tão vasto e fascinante por meio de verbetes explicativos que vão de termos ligados à Bruxaria a uma síntese biográfica a respeito dos grandes nomes do mundo da magia e do ocultismo, como Aleister Crowley, Charles Leland, Gerald Gardner, John Dee e Margaret Murray. A Bruxaria é tão antiga quanto a existência da raça humana e, atualmente, é praticada de forma ativa por pessoas de todas as classes. Para seus seguidores, ela vai além de seus encantos e feitiços, ou até mesmo de suas reuniões secretas e seus rituais; trata-se de uma filosofia e uma forma de vida, a forma de religião mais antiga dentre as que apregoam a magia e a veneração da natureza. A renomada autora, Doreen Valiente, estuda o oculto há mais de trinta anos. Ela foi iniciada em quatro facções diferentes do culto à Bruxaria que estão surgindo na Grã-Bretanha. Desde que o último Ato da Bruxaria foi revogado em 1951, o ressurgimento do interesse público pela Bruxaria tem sido o assunto de inúmeras controvérsias. Este livro tem a intenção de ser uma contribuição séria ao estudo de um assunto que ficou no obscuro por muito tempo devido ao preconceito e ao sensacionalismo."

    Tal como disse anteriormente este livro é uma verdadeira enciclopédia de A a Z sobre os variados assuntos relacionados com a Bruxaria, sendo assim temos 127 conceitos com a sua descrição e por vezes imagem. Alguns conceitos que são descritos neste livro são: Alfabetos Mágicos, Assombrações relacionadas com a Bruxaria, Baphomet, Círculo de Chanctonbury, Deus de Chifres, Espíritos dos Elementos, Fadas e Bruxas, Gatos como Familiares de Bruxas, Homem Verde, Iniciações, Jarros Bellarmine, Lilith, Mandrágora, Nudez Ritual, Pedras Furadas, Quiromancia, Torturas usadas nas Bruxas, Veneração Fálica e X - o Sinal da Cruz.
    Podem comprar em Portugal o livro físico na Zéfiro aqui ou na Livraria Senda aqui. No Brasil podem comprar diretamente no site da Editora Madras aqui.

*Doreen Valiente morou em Brighton, Sussex. Foi esposa de um defensor da liberdade da guerra civil espanhola. De descendência inglesa, a sua família era originária da região de New Forest, de Hampshire, e de Cerne Abbas, Dorset, famosa pela sua colina com uma figura na forma de uma deusa gigante da fertilidade.
Foi uma bruxa praticante e crente nas suas convicções na Bruxaria, tendo sido iniciada em quatro fações diferentes da Antiga Religião na Grã-Bretanha.
É autora de Natural Magic, Witchcraft for Tomorrow, Where Witchcraft Lives, The Rebirth of Witchcraft e Witchcraft: A Tradition Renewed, com E. J. Jones. Também escreveu poesia e leu alguns dos seus trabalhos diante da bancada da Sociedade Poética, em Londres.
Doreen Valiente concedeu diversas entrevistas em televisão e em programas de rádio, discutindo a Bruxaria e o folclore, além de exibir alguns itens da sua coleção de objetos de Bruxaria.

Comentários

Mensagens populares